segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TOM AGRESSIVO



A sete dias da eleição de segundo turno, a campanha de prefeito de São Luís assumiu um tom cada vez mais agressivo.
Ataques e tiros de todos os calibres passaram a dominar os programas das emissoras de rádio e televisão, através dos quais os candidatos travam uma guerra mais pessoal do que política.
Nesta fase, os marqueteiros correm atrás dos pontos vulneráveis dos candidatos e dos deslizes praticados pelos mesmos e os colocam no ar.
No segundo turno, é flagrante o abandono dos pruridos morais e do respeito aos opositores e ao público. Por isso, a palavra de ordem é  ganhar a qualquer custo e passar por cima de tudo.
MUDANÇA DE ROTA
Melhorou significativamente os programas de João Castelo, nesta reta final dos programas veiculados pelo rádio e televisão.
No primeiro turno, as apresentações do candidato do PSDB foram bisonhas e os programas deixaram a desejar quanto à qualidade das mensagens políticas mostradas e vocalizadas pelos meios de comunicação.
Castelo lembrou-se de outubro de 1990, quando disputou e perdeu, no segundo turno, as eleições de governador para o candidato Edison Lobão exatamente por causa de seus programas.
Mais do que ninguém sabe o quanto é fundamental contar com uma  boa produção midiática, razão pela qual convocou novos marqueteiros que deram um novo tom à campanha eleitoral.
 AVENIDA BRASIL
Neste final de semana, os marqueteiros de João Castelo e de Edivaldo Holanda Júnior tiveram uma preocupação além da programação dos candidatos para os quais trabalham.
A preocupação teve um nome: a novela “Avenida Brasil”, que chegava ao seu final, com altos índices de audiência.
Na sexta-feira e no sábado Castelo e Edivaldo só foram para a rua  no término da novela. Antes disso, impossível atrair as atenções da militância e do eleitorado.
QUEM MATOU?
Na campanha eleitoral de prefeito de São Luís, um tema teve também predominância.
Descobrir o assassino de Max, um dos protagonistas principais da novela  “Avenida Brasil”.
Já que se conhece o autor do crime, compete à Secretaria de Segurança dizer o nome do assassino do ex-prefeito de Presidente Vargas, o Bertin, que há anos permanece em denso mistério.
MÚSICA DE CANDIDATOS
Um grupo formado por compositores e intelectuais reuniu-se para escolher a melhor música de propaganda eleitoral de 2012.
Depois de intenso trabalho, que levou dias para a seleção das composições musicais dos candidatos,  veio o implacável veredicto.
Todas, sem exceção, foram consideradas de péssimo gosto, tanto música como letra.    
PREFEITOS DE GASTÃO
Nesta semana, o ministro Gastão Vieira reúne em São Luis os prefeitos que ajudou a eleger no dia 7 de outubro.
Na pauta: assuntos relativos à educação.
O encontro contará com a presença do emérito educador e professor João Batista, que abordará a realidade da educação brasileira e mostrará os caminhos que os novos gestores poderão trilhar para encontrar soluções e melhorar os níveis do ensino em seus municípios.
Por falar em Gastão, ele prometeu dar um pulo em São Paulo, onde  presta solidariedade ao fraterno amigo, Fernando Hadad, candidato à prefeitura paulistana.
VALÉRIA DO MANIM
O espalhafatoso prefeito de Santa Quitéria, Manim Leal, aquele que montou um time de futebol em sua cidade para disputar o campeonato maranhense, mostrou nestas eleições mais uma faceta de sua atuação política.
Uma de suas filhas, a mais jovem e estudante de medicina, portando domicílio eleitoral de Araioses, fez-se candidata a prefeita do município.
 Com apenas 21 anos, Valéria do Manim, assim conhecida, derrotou a prefeita Luciana Marão Trinta, que tentava a reeleição.
Além de Valéria, Manim conseguiu eleger o seu sucessor em Santa Quitéria, o médico Sebastião Moreira.
CASTELO E DILMA
Se a presidente Dilma Roussef souber como o prefeito João Castelo, nos programas eleitorais, divulga o seu nome e a elogia desbragadamente, certamente virá a São Luís.
A presidente da República ficará mais satisfeita ao tomar conhecimento de que tais elogios partem do candidato PSDB,  terrivelmente combatido pelo partido a que pertence - o PT.
Nem Washington, que faz parte do Partido dos Trabalhadores, na campanha do primeiro turno, exaltou tanto Dilma quanto Castelo.
SARNEY EM ALEMÃO
O cônsul do Brasil em Frankfurt, César Amaral, defende a participação do romance Saraminda, da autoria do escritor José Sarney, na Feira de Livros da Alemanha, em 2013.
O livro será traduzido para o alemão e editado pela Fundação da Biblioteca Nacional.
O diplomata acha que o livro de Sarney tem qualidades literárias e obteve repercussão na Europa depois de traduzido para o francês, lançado em Paris, no ano passado.
PREFEITO DE ITAPECURU
O prefeito eleito de Itapecuru, professor Magno Amorim, mostrou que a cultura terá prioridade na sua administração.
Ontem, a convite do presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, Benedito Buzar, ele reuniu-se com os membros da instituição,  com os quais discutiu questões culturais e como fazer delas instrumento de promoção social.  
No assunto: Buzar está convocando técnicos itapecuruenses, que trabalham em São Luis e prestam serviços a organismos públicos e privados, para a elaboração de um plano de desenvolvimento a ser oferecido ao novo prefeito do município.
ANÚNCIO ESQUISITO
Um anúncio publicado nos jornais de São Luís chamou a atenção dos leitores.
Tudo por conta do aluguel de uma casa no centro da cidade. Os que leram o anúncio ficaram empolgados pela maneira como o imóvel foi oferecido aos interessados.
Assim dizia: “Aluga-se casa no centro. Faça parte desta história. More na área que fez São Luís um Patrimônio da Humanidade, ou coloque um empreendimento no espaço de maior convergência da cidade!”
NO LARGO DO CARMO
A partir do final da década de 1950 a Polícia proibiu a realização de comícios políticos no Largo do Carmo.
Ao cair da tarde da última quinta-feira, essa proibição foi quebrada pelos adeptos da candidatura de Edvaldo Holanda Júnior.
Não houve nenhuma intenção ou propósito de desrespeitar uma norma antiga e baixada pela Polícia Militar, o órgão que disciplinava os eventos políticos no centro da cidade.
Foi tudo uma questão de momento e oportunidade. Um trio elétrico estacionou em frente à casa de Dona Maria Machado, onde se realizavam os comícios das Oposições Coligadas, e ali os oradores começaram a discursar, dentre os quais o prefeito de Pernambuco, Eduardo Campos,  e os candidatos  Edvaldo Holanda Junior e Roberto Rocha.
POSSE DE NATALINO
O mais recente candidato eleito para a Academia Maranhense de Letras, Natalino Salgado, já comunicou ao presidente Benedito Buzar a data que deseja ser empossado.
Será 13 de dezembro vindouro e quem vai saudá-lo, em nome da Casa de Antônio Lobo, é o acadêmico Américo Azevedo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário