terça-feira, 9 de outubro de 2012

VOTOS SUB JUDICE - I



Candidatos a prefeito de vários municípios do Maranhão estão hoje disputando as eleições, sem ainda saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos.
Ou seja, podem até ganhar o pleito, mas correm o risco de não assumir o cargo.
Isso acontece porque estão com as suas candidaturas indeferidas ou cassadas e o Tribunal Superior Eleitoral ainda não julgou os recursos.
De acordo com resolução do TSE, nenhum candidato com registro indeferido pode ser diplomado, mesmo que exista recurso.
 VOTOS SUB JUDICE – II
O fato de o político não ter sido julgado até a eleição, causa insegurança ao candidato e ao eleitor.
Ao candidato pela dificuldade de encontrar doadores, já que não havia garantia de ter o registro aprovado.
Para o eleitor, corre o risco de ver o seu sufrágio anulado e o candidato não assumir o cargo.
DATAS DAS ELEIÇÕES
Durante muito tempo as eleições brasileiras foram realizadas no dia 3 de outubro.
A escolha da data era em homenagem à Revolução de 1930, movimento político-militar desencadeado contra o domínio de São Paulo e de Minas Gerais na política brasileira e teve como resultado a chegada de Getúlio Vargas ao poder.
De uns tempos para cá, contudo, o Tribunal Superior Eleitoral deixou de cumprir essa regra e passou a realizar as eleições em datas nada simbólicas ou que lembrem eventos históricos.
HOMENAGEM AO HISTORIADOR
Um dos historiadores mais respeitados do Brasil, José Murilo de Carvalho, esteve, na semana passada em São Luís, onde participou da solenidade de entrega do Prêmio Literário IV Centenário, promovido pelo Instituto Geia, com apoio da Vale.
O conceituado historiador recebeu homenagem no Palácio dos Leões, no almoço oferecido pela governadora Roseana Sarney.
No Calhau, seu confrade da Academia Brasileira de Letras, José Sarney, lhe ofereceu jantar, com as presenças de Jorge Murad e de membros da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, Lino Moreira, Sebastião Duarte, Luis Phelipe Andrés e Ceres Costa Fernandes, que se fazia acompanhar do esposo, Antônio Carlos.
A ILHA E O TEMPO
Este é o título do livro premiado pelo Instituto Geia, em comemoração aos quatrocentos anos de São Luís.
O autor da obra é o carioca Luiz F.F. Tavares, pesquisador e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense e professor da História da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
O vencedor ganhou um prêmio de R$ 50 mil, teve o livro publicado e o  prazer de conhecer São Luís.  
DÍVIDAS QUITADAS
Bateu o recorde em setembro o total de dívidas quitadas nos registros do Clube de Diretores Lojistas de São Luís.
Foi o melhor resultado deste ano. Os diretores do CDL acreditam que o fato deve-se à aproximação das festas de Natal e de Ano Novo.
Os consumidores, com dívidas quitadas, habilitam-se às compras sem receio de seus nomes serem rejeitados pelos lojistas.
DÍVIDAS AOS SUCESSORES
Poucos são os prefeitos que não vão deixar dívidas para os seus sucessores.
Quando passar a euforia das eleições, os gestores eleitos vão começar a ter a noção dos rombos que vão receber.
Muitos até se arrependerão dos gastos vultosos que fizeram na campanha eleitoral, pois as dívidas nas prefeituras são astronômicas e capazes de tornar inviáveis as administrações municipais.
Esses rombos correm por conta da queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e da corrupção desenfreada de gestores irresponsáveis e mal intencionados.
CANDIDATO IMPETUOSO
Um empresário chamou a atenção do eleitorado nesta campanha para a Câmara Municipal de São Luís.
Desconhecido nos meios empresariais, o candidato do PDT veiculou pelos jornais uma mensagem política forte e surpreendente para os padrões locais.
Dizendo-se “ficha limpa, comerciante e o maior síndico do Brasil”, anunciou que é candidato a vereador porque “grande parte dos políticos são corruptos, desonestos, vigaristas e não devem ser reeleitos”. 
PAI E FILHO
O ex-vereador Edvaldo Holanda deve hoje estar às voltas com a eleição do filho Edvaldo Junior, mas também com o pensamento em 1988.
Naquele ano, disputou, pelo PFL,  as eleições de prefeito de São Luís, concorrendo com os candidatos Jackson Lago, Carlos Guterres, Jairzinho da Silva, Sebastião Silva e José Ribamar Heluy.
À época, as eleições não se processavam em dois turnos e o vencedor foi o médico Jackson Lago do PDT, que, pela primeira vez chegava ao comando da prefeitura de São Luís, substituindo a prefeita Gardênia Gonçalves. 
HISTÓRIAS DE BISPOS
Atendendo  convite de dom José Belizário, arcebispo do Maranhão, o senador José Sarney escreveu artigo para o Jornal do Maranhão, sobre os “Quatrocentos anos de evangelização do Maranhão”.
No artigo, Sarney relata episódios e fatos, em terras maranhenses, dos bispos Otaviano de Albuquerque, Carlos Carmelo de Vasconcelos, Adalberto Sobral, José Delgado, João José da Mota e Paulo Ponte.
Um dos mais interessantes diz respeito a dom Adalberto Sobral, que tinha horror a ratos. Ao dormir,  para não ser molestado pelos bichos, colocava em cada canto do quarto um seminarista para miar como gato e espantar os incômodos habitantes do Palácio Episcopal.
MITO DAS PESQUISAS
Os candidatos à prefeitura de São Luís, que não foram bem-sucedidos nas pesquisas realizadas no período da campanha eleitoral, ficaram aliviados com a entrevista do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro.
Ele disse que as eleições deste ano vão derrubar vários mitos. Dentre os quais a de que as pesquisas induzem o voto do eleitor.
No final desta tarde, quando as apurações forem concluídas, veremos se o presidente do Ibope tem ou não razão.
PLEITO DE ITAPECURU
As presenças dos deputados Gastão Vieira, Fábio Braga e do jornalista Benedito Buzar, no encerramento da campanha eleitoral de Itapecuru, definiram a eleição do candidato Magno Amorim.
O comício, no qual eles foram atrações, galvanizou as atenções do povo, que compareceu em massa à Praça Gomes de Sousa, para consolidar de uma vez toda a vitória de Magno Amorim, o grande fenômeno eleitoral de Itapecuru, nas eleições deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário